Conheça os tipos de terrômetro

Você já contou com problemas com aparelhos eletrônicos que vivem estragando em dias de chuva quando estão na tomada? Saiba que o que você precisa é de um aterramento elétrico e para isso, precisa contar com um terrômetro digital. Mas você sabe o que é um, para que ele serve e quais são os diferentes tipos dessa peça?
Pensando nisso, nós da Instrum Brasil separamos para você todas as principais informações sobre essa peça tão importante. Confira!
O que é?
Em primeiro lugar, temos que entender o que é um terrômetro. Ele nada mais é do que uma ferramenta que conta com a função de medir a resistência do solo quando falamos em descargas elétricas e é muito utilizado por engenheiros. Ou seja, é um aparelho que mede a eficiência do aterramento a partir de sensores. Mas afinal, o que é aterramento? O aterramento é um procedimento que conecta os aparelhos eletrônicos à terra e com isso, direciona a corrente em excesso ao solo ao invés de reter nos próprios aparelhos.
Saiba que o terrômetro ajuda bastante nesse processo, medindo a capacidade que o solo tem em realizar essa dissipação. Sendo assim, é um equipamento sensível e que deve ser manuseado com bastante cuidado para que a sua eficiência seja garantida.
Como usar?
Para que a eficiência do aterramento do solo seja analisada é estabelecido uma impedância mínima para os eletrodos, tudo isso através de códigos elétricos, padrões de engenharia e padrões de localização. Fazendo as medições da maneira correta, você será capaz de verificar toda a capacidade do sistema na condução de correntes elétricas de raio à terra e qual será a impedância desse solo quanto a isso.
Saiba que quanto menor a resistência da terra, maior será a capacidade de dissipação da descarga elétrica no solo e também maior será a eficiência do aterramento. Aqui, a resistência ideal seria zero, mas temos que entender que nem sempre isso será possível e é exatamente por isso que uma que esteja dentro de 10 ohms é considerada ideal. Saiba que se a sua estiver acima de 30 ohms já é considerada de risco, mas não precisa ficar preocupado, pois há uma maneira de contornar essa situação.
Entenda que a eficiência do aterramento vai depender bastante da qualidade do solo, que pode variar bastante, mas existem formas de contornar uma medição alta manipulando a infraestrutura para que ela consiga diminuir a resistência de aterramento, aumentando assim, a malha de aterramento. Para que isso ocorra, devemos aumentar a quantidade de hastes de aterramento no local.
Os diferentes tipos:
Agora que você já sabe tudo sobre aterramento e os terrômetros, chegou o momento de conhecer os seus cinco tipos. São eles:
– Terrômetro digital;
– Terrômetro analógico;
– Terrômetro a três fios;
– Terrômetro a quatro fios;
– Alicate terrômetro.
Aqui na Instrum Brasil você encontra o que há de melhor em terrômetros e diversos outros produtos de qualidade. Venha conferir as nossas melhores ofertas!